MEC lança programa para cursos técnicos similar ao Pronatec

Os cursos técnicos estão sendo preferência de muitos brasileiros e já estão presentes nos currículos de diversos trabalhadores. Por isso, o Ministério da Educação pretende investir no recurso através de programas de incentivo a capacitação profissional. A inciativa parte de uma proposta voltada para as políticas educacionais e na melhoria que estas podem trazer ao cenário do mercado de trabalho.

O programa será similar ao Pronatec e estará entrando em vigor em breve. Portanto, quem ainda não conhece a inciativa em questão, deve ficar atento as informações abaixo:

O que é o Pronatec?

Como mencionado acima, o programa que estará sendo inaugurado pelo MEC é bem semelhante ao Pronatec e por isso, vale a pena conhecer um pouco mais do programa.

A sigla Pronatec se refere ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e foi elaborado com o intuito de democratizar o ensino técnico de qualidade, oferecendo bolsas de estudo nas mais diversas áreas.

A inciativa passou a ser possível através de uma parceria com instituições do Sistema S de ensino, que representam as melhores escolas técnicas do país.

Sendo assim, os estudantes passaram a poder utilizar as vagas Pronatec SENACassim como para outras instituições como o SENAI, por exemplo.

O Pronatec ainda vai existir?

O programa tem uma finalidade muito importante e auxiliou diversos brasileiros a se capacitarem e por isso, quem pretende ingressar em um curso técnico deve estar se perguntando se o Pronatec 2020 ainda vai funcionar.

De acordo com o atual governo de Jair Bolsonaro, o Pronatec possui muitas falhas, que podem estar representando um desperdício dos cofres públicos.

Por essas razões, o programa foi suspenso e estará dando lugar a uma nova proposta, que promete ser mais elaborada assim como mais funcional. Veja mais sobre o projeto a seguir:

Qual o novo programa do Governo?

A nova proposta do governo em parceria com o Ministério da Educação (MEC) é o programa Novos Caminhos, que estará substituindo o Pronatec em pouco tempo.

A intenção ainda será democratizar o ensino técnico, utilizando de maneira mais ampla o vínculo que o governo tem com as escolas do sistema S de ensino, que não pertencem totalmente ao sistema privado.

As vagas serão ofertadas através de uma plataforma digital elaborada especialmente para o Novos Caminhos, a qual estará funcionando em breve. As oportunidades serão muitas, possibilitando que os candidatos interessados comecem um curso de qualificação sem custo.